Diminuiu em 28% o número de consumidores que conseguiram retirar seus nomes do cadastro de devedores do SPC/Acil (Sistema de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina).
Os dados são referentes ao último mês de outubro e têm como base de comparação o mesmo mês de 2020.
Os quase 30% a mais de londrinenses com dificuldade para limpar seus nomes podem ser explicados pela elevação do número de consumidores que fizeram compras a prazo neste ano, superando as vendas por essa modalidade efetuadas em 2020, avalia o economista e consultor da Acil, Marcos Rambalducci.
Leia mais:
Quarta parcela do IPVA 2024 para placas com final 3 e 4 vence nesta quinta-feira
Inteligência artificial será uma nova espécie digital, diz chefe da Microsoft AI
Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas
Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos
Ainda assim, o indicador é visto com otimismo porque, quando comparados os dados até outubro de cada ano, em 2021 houve saldo positivo de 4%.
"Como a recuperação no varejo foi muito significativa, é natural que o número dos que não conseguem pagar em dia tende a subir", disse Rambalducci. A abertura de novos postos de trabalho, pontuou ele, também tem reflexos nos dados do levantamento.
Continue lendo em Folha de Londrina.