Embora ainda no campo negativo, o percentual de londrinenses que tiveram seu nome negativado caiu sensivelmente na comparação com o mês de abril. Já o número de consumidores que conseguiram limpar seu nome fecha o segundo mês com saldo positivo, conforme a Acil (Associação Comecial e Industrial de Londrina).
Os indicadores referentes a maio do Sistema de Proteção ao Crédito da entidade apontaram que o percentual de consumidores incluídos no cadastro de restrição ao crédito foi significativamente menor que o registrado no mês passado.
Em abril, houve aumento de 155% na quantidade de pessoas que entraram na lista de restrição ao crédito na comparação com o mesmo mês do ano passado. Já em maio, frente ao mesmo mês de 2020, ainda persiste uma elevação, mas agora na ordem de 27%, sinalizando para uma possível situação de normalização na capacidade dos consumidores em pagar pelo crédito tomado.
Leia mais:
Concessão de rodovias no Paraná recebe quatro propostas; leilão nesta quinta
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Programa de atualização de imóvel termina na próxima segunda; entenda
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Considerando os cinco primeiros meses do ano, a quantidade de consumidores inadimplentes está 11% mais elevada que no mesmo período do ano passado.
Por outro lado, aqueles que conseguiram negociar suas dívidas continuaram em trajetória positiva pelo segundo mês consecutivo. O aumento do número de consumidores que retomaram acesso ao crédito foi de 33%. Na comparação dos cinco primeiros meses de 2021 com o mesmo período de 2020, o saldo é positivo em 4%.