Falar com qualquer lugar do país de dentro de um ônibus. Uma parceria entre a Viação Itapemirim e a Globalstar está colocando no mercado um serviço de telefone pré-pago no interior de veículos que fazem viagens interestaduais. Mesmo estando em trânsito, passageiros de ônibus equipados com esse sistema podem fazer e receber ligações de todo o Brasil utilizando uma tecnologia de comunicação via satélite.
O projeto é inédito e representa um investimento inicial de R$ 2 milhões, custeado pelas duas empresas responsáveis pelo produto. A iniciativa ainda possui uma terceira parceria, com a Daruma Telecomunicações, empresa responsável pela fabricação dos "smart cards" utilizados para fazer as ligações. De acordo com seus idealizadores, o sistema é pioneiro no mundo e foi 100% desenvolvido no Brasil.
A utilização do aparelho é simples e pode ser comparada aos tradicionais telefones públicos à cartão, com o diferencial de ser uma tecnologia inteiramente digital e operada via satélite. Inicialmente o telefone já está funcionando em 47 ônibus da Itapemirim. Os cartões podem ser adquiridos nos guichês da empresa ou em agências de viagem. Os passageiros têm à disposição cartões de 1, 3 e 5 minutos, aos preços de R$ 2,50, R$ 6,50 e R$ 9,60 respectivamente.
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Pedro Maisonnave, diretor-presidente da Globalstar no Brasil, explicou que o custo da ligação, independente da origem e destino, é único. O cliente compra o cartão e fala com qualquer estado pagando tarifa única. Como trata-se de um produto novo no mercado, o preço ainda não é considerado muito atrativo. Na avaliação do vice-presidente da Itapemirim, o custo das ligações deve cair à medida em que o serviço for ampliado. Ele definiu o investimento como uma "aposta no futuro".
O diretor-comercial da Itapemirim, Hugo de Faveri, garantiu que o produto não terá nenhum reflexo no preço das passagens. "Trata-se apenas de mais um serviço oferecido dentro de nossos ônibus", disse Faveri, lembrando que o sistema é pré-pago e a opção é sempre do passageiro. Além das linhas comerciais, os serviços de fretamento se constituem em um grande mercado para esse tipo de produto.
A Globalstar e a Itapemirim não firmaram nenhum contrato de exclusividade. Existe, apenas, o compromisso de garantir a instalação do sistema de maneira gradativa em toda a frota do grupo. Maisonnave disse que a tecnologia pode ser comercializada com outras empresas, mas que no momento não existe a preocupação de buscar novos parceiros.
Com um faturamento anual de R$ 360 milhões no setor de transporte de passageiros, o grupo Itapemirim, proprietário também da empresa Penha, possui 2,1 mil ônibus. As linhas operam entre as principais capitais brasileiras. Veículos da Viação Penha também estão sendo equipados com telefones.
O jornalista viajou para Vitória, no Espírito Santo, a convite do grupo Itapemirim.