As famílias brasileiras nunca estiveram tão endividadas, como aponta as pesquisas. A fase de boas notícias na economia faz parte de um passado distante.
Após outra década perdida, brasileiras e brasileiros se desdobram cada vez mais para conseguir uma renda capaz de saldar seus compromissos.
É a era da escassez, com a expressão “mais boleto para pagar” causando calafrios no ambiente doméstico. É também uma era de exigência: não é mais apenas um predicado saber usar a pouca grana que entra – é uma questão de sobrevivência.
Leia mais:
Concessão de rodovias no Paraná recebe quatro propostas; leilão nesta quinta
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Programa de atualização de imóvel termina na próxima segunda; entenda
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
A Folha ouviu Regina Lúcia Sanches, professora da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) em Londrina, coordenadora do projeto de extensão Planejamento e Orçamento Pessoal.
Graduada em Economia pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), com mestrado e doutorado pela UEM (Universidade Estadual de Maringá), ela é responsável por ministrar um curso on-line gratuito de 20 horas denominado Finanças Pessoais Sistêmicas, cujo objetivo é demonstrar como o autoconhecimento e a educação financeira ajudam nas decisões de como usar o dinheiro.
As inscrições estão abertas até esta sexta-feira e, para mais informações, basta enviar email para [email protected].
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: