A publicidade não é relevante para as pessoas que navegam na Internet. A conclusão foi obtida a partir de uma pesquisa de mercado feita pelo Ibope/eSurvey nas oito regiões metropolitanas do País mais o Distrito Federal. A consulta aos internautas ocorreu nas últimas duas semanas de maio, quando foram ouvidas 1.043 pessoas. O resultado da investigação colocou em xeque o tipo e a forma de anúncio que está sendo veiculado pelos computadores.
A pesquisa mostrou que apenas 6% das pessoas que acessam a Internet compram produtos estimulados pela propaganda na web. Mas 77% deles disseram ser favoráveis e apóiam a presença de anúncios nas páginas eletrônicas. Muitos chegam a comprar pela Internet, mas não necessariamente por causa dos anúncios. "As pessoas não estão comprando pela Internet por causa do anúncio, mas sim pela tradição da empresa que está na web ou pelo preço", diz a gerente de Operações e Negócios do Ibope/eSurvey, Luciana Gontijo.
O Ibope tomou como base a informação de que 20% da população, que vive nas regiões metropolitanas, está conectada à rede mundial de computadores. A maioria, ou seja, 53% é formada por homens.
Leia mais:
Programa de atualização de imóvel termina na próxima segunda; entenda
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Bancos vão ao STF contra juros do consignado do INSS
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
O perfil do internauta mostra que 50% têm 30 anos sou mais e 47% possuem curso superior completo ou com pós-graduação. Os rendimentos financeiros são superiores a R$ 3,6 mil mensais para 48%, sendo que 68% são economicamente ativos. O serviço preferido é o de bancos 'on line' para 51% dos entrevistados. Os dados derrubam o conceito de que Internet é um veículo acessado apenas por jovens ou adolescentes interessados em futilidades.
Luciana Gontijo disse que a questão agora é descobrir como mudar a publicidade na Internet para torná-la mais eficiente. "A mensagem que obtivemos com a pesquisa não é negativa. O internauta quer a propaganda, mas por enquanto a considera desinteressante e não faz compra por ela", diz.
Em setembro, o Ibope/eSurvey divulgará nova pesquisa com resultados sobre o que se pode fazer para tornar a publicidade interessante. Os publicitários entrevistados pelo instituto de pesquisa reconhecem que a Internet é uma "grande desconhecida para agências e anunciantes".