A primeira prévia do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), calculada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), indica inflação de 0,65% em Curitiba. O levantamento foi realizado nos últimos 30 dias terminados em 8 de setembro.
O grupo Transporte e Comunicação foi, mais uma vez, o que mais pressionou o índice devido a alta em seus preços. "O grupo apresentou elevação de 2,87% em seus preços, contribuindo em 0,69 ponto percentual para o Índice.
A pesquisa indica que a inflação na primeira quadrissemana de setembro só não foi maior devido a queda nos preços dos grupos Vestuário e Despesas Pessoais, que apresentaram variações de -2,97% e -0,67%, respectivamente.
Leia mais:
Economia Solidária de Londrina lança linha de Natal nesta terça-feira
Mega-Sena acumulada sorteia nesta terça-feira prêmio de R$ 76 milhões
Previdência privada é alternativa para a aposentadoria; saiba como escolher
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
Os itens com elevação de preços que mais contribuíram para a composição do IPC apresentaram as seguintes variações: álcool combustível (17,73%); gasolina (6%); automóvel de passeio e utilitário usado (2,09%); energia elétrica residencial (3,63%); automóvel de passeio nacional zero quilômetro (1,74%) e serviços de telefonia residencial (3,77%). Com queda: excursão não-escolar (-21,14%).
Informações da AEN