Representantes dos Procons da região Norte e Noroeste do Estado participam nesta quarta-feira, em Maringá, de um encontro para discutir os problemas relacionados à telefonia celular. Considerada o principal motivo de reclamação dos consumidores nos últimos meses, a telefonia celular tem gerado queixas pelo serviço das operadoras e falta de qualidade dos aparelhos.
O diretor do Procon de Maringá, Adilson Reina Coutinho, comenta que a intenção é desenvolver uma estratégia de ação para reduzir o número de reclamações. Os Procons querem que a Agência Nacional de Telefonia (Anatel) seja mais rigorosa e aplique punições efetivas nas empresas que desrespeitam a legislação e os contratos com os clientes.
Em Maringá, o Procon registra uma média de 10 reclamações por dia só referemtes à telefonia celular. ''Temos casos de empresas que agem da forma mais absurda que se possa imaginar para enganar o consumidor'', diz.
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Uma das operadoras, segundo Coutinho, chegou a oferecer R$ 250,00 de crédito ao cliente que adquiriu o celular, mas não informou o valor do minuto. ''Com poucas ligações, o consumidor teve o crédito descontado, e é claro veio reclamar no Procon'', relatou. Além disso, de acordo com Coutinho, ''estão fabricando produtos de alta tecnologia mas com vida útil muito curta''.
Devem participam do encontro um representante da Anatel, seis representantes de empresas fabricantes de aparelhos celulares e dois diretores das empresas de telefonia móvel. Os debates começam às 8 horas, no auditório Hélio Moreira, no Paço Municipal.