A produção industrial em janeiro de 2005 apresentou queda de -0,5% em relação a dezembro de 2004. Em relação a janeiro de 2004 o crescimento ficou em 6,0%. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (09) pelo IBGE pelaPesquisa Industrial Mensal Produção Física - Brasil.
A redução frente a dezembro (-0,5%) atingiu treze das vinte e três atividades de indústria que têm suas séries ajustadas. No corte por categorias de uso observa-se que a queda, entre dezembro e janeiro últimos, ocorreu, principalmente, na área de bens de consumo duráveis (-4,3%), após o acréscimo de 2,8% no comparativo dezembro/novembro.
As outras categorias de uso em queda neste último mês foram bens de capital (-1,5%), que também apresentou desempenho positivo em dezembro (1,7%) e bens intermediários (-1,4%), após registrar taxa de 1,2% em dezembro.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Após polêmica, Marinha anuncia concurso com 800 vagas
Concurso da Embrapa tem 1.027 vagas e salários de até R$ 12,8 mil
Quer decorar a casa para o Natal? Saiba como economizar na conta de luz com segurança
Única categoria com resultado positivo, bens de consumo semiduráveis e não-duráveis (3,7%) avança pela terceira vez consecutiva, na comparação com o mês imediatamente anterior, acumulando entre outubro do ano passado e janeiro deste ano crescimento de 7,4%.
Os sinais de desaceleração da indústria também são demonstrados pela queda de 1,97% nas vendas e de 2,05% no número de horas trabalhadas em comparação a dezembro, segundo dados da pesquisa Indicadores Industriais. A explicação é o aumento da taxa de juros.
No Paraná, setor industrial cresce 1,15%
O setor industrial do Paraná fechou o mês de janeiro com crescimento de 1,15% nas vendas, em comparação ao mesmo mês de 2004. É o que aponta a pesquisa Indicadores Conjunturais, realizada mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
Segundo a federação, a alta no faturamento da indústria foi puxada pelas vendas dentro do Paraná que cresceram 8,84%, sobre o mesmo período. Por outro lado, como acontece tradicionalmente, em relação ao mês de dezembro houve uma queda de 13,37%.
Fonte: IBGE e Folha de Londrina