A produção industrial, em março, cresceu na maioria dos locais cobertos pela Pesquisa Industrial Mensal Regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo os principais indicadores.
Na comparação com igual mês do ano anterior, oito dos 12 locais pesquisados ampliaram a produção. No acumulado do primeiro trimestre, sete registraram crescimento, enquanto que no acumulado dos últimos 12 meses, foram dez locais.
Na série histórica do indicador mensal (mês contra igual mês do ano anterior) e dos indicadores trimestrais (trimestre contra igual trimestre do ano anterior), nota-se a tendência de um ritmo mais lento de produção.
Leia mais:
Uber defende no STF que não há vínculo de emprego com motoristas
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Concessão de rodovias no Paraná recebe quatro propostas; leilão nesta quinta
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Entre os oito locais que ampliaram a produção no indicador março 2003/março 2002, cinco cresceram menos que em fevereiro 2003/fevereiro 2002. E entre os quatro locais que registraram queda, três tiveram quedas mais intensas. Essa redução de ritmo reflete, em parte, o calendário atípico, devido ao fato de o carnaval, este ano, ter sido em março.
Os dados de trimestre contra igual trimestre do ano anterior revelam que, no 1º trimestre de 2003, quatro dos sete locais que cresceram o fizeram em ritmo mais lento que no 4º trimestre de 2002. Além disso, quatro locais passaram de taxas positivas, no 4º trimestre de 2002, para negativas, no 1º trimestre deste ano.
A Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário foi divulgada nesta terça pelo IBGE.