Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Criptoativos

Receita Federal afirma que procura por stablecoins cresce no Brasil

Pedro Peduzzi - Agência Brasil
26 out 2023 às 11:38
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um levantamento da Receita Federal aponta “crescimento significativo” no uso das chamadas stablecoins - criptoativos que, ao contrário de outras bitcoins [dinheiro eletrônico], costumam manter paridade com moedas ou cesta de moedas oficiais; ou com ativos, como as commodities.


Dessa maneira, além de garantir mais estabilidade, as stablecoins ampliam as possibilidades de uso, servindo, inclusive, para pagamentos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Conforme a Receita, que faz esse levantamento mensalmente desde 2019, a stablecoin que obteve maior destaque foi a criptomoeda Tether. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Recuperação do setor

Dia das Mães: bares e restaurantes esperam aumento de 20% nas vendas

Imagem de destaque
Redução no valor

Um pouco mais em conta, nova tarifa do transporte intermunicipal já está em vigor

Imagem de destaque
Cinco de seis

Números da série 'Lost' são sorteados na Mega-Sena

Imagem de destaque
Troca de experiências

Mulheres da região de Londrina se unem para trilhar o caminho do empreendedorismo


“No período observado pelo Fisco foi negociada [a Tether] em patamar acumulado superior a R$ 271 bilhões, quase o dobro do volume do Bitcoin no mesmo período (mais de R$ 151 bilhões)”, informa.

Publicidade


Paridade com o dólar


Publicidade

As duas stablecoins mais negociadas no Brasil – USDT (Tether) e a USDC – têm paridade com o dólar norte-americano. Outra bastante utilizada no país é a BRZ, que tem a paridade com o Real.


“A partir da análise de dados públicos é possível observar uma mudança significativa no perfil das transações envolvendo criptomoedas nos últimos anos. A negociação de Bitcoin e outras criptomoedas foi superada em larga escala pela movimentação de stablecoins como o Tether”, pontua o levantamento.


Tal mudança de comportamento chama atenção da Receita porque pode refletir significativamente no cenário tributário e regulatório das criptomoedas no país.


Imagem
Super explosão cósmica gera elementos necessários à vida, dizem especialistas
A criação de elementos químicos raros necessários para a vida se conhecemos atualmente foi observada em uma explosão cósmica gigantesca
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade