Vindos da zona urbana para o campo há cinco anos, o casal Márcia e João Luiz Schwab, de Londrina, encontraram na criação de peixes ornamentais uma alternativa de renda para sobreviver na pequena propriedade. No sítio de seis alqueires em Guaravera (zona sul) pertencente a Akira Kuriyama, pai de Márcia, onde vivem com dois filhos, eles começaram a criar peixinhos de aquário após investirem sem sucesso em outras atividades.
Criadores há dois anos, eles consideram que até o momento viveram a fase de aprendizagem do negócio, por isso ainda não possuem escala regular de comercialização. Diante das boas perspectivas do mercado da região, que ainda compra grande parte dos peixes em outros Estados, se preparam para aumentar a produção e assim garantir a constância no fornecimento. A meta para os próximos 18 meses é alcançar uma renda de R$ 3 mil, a ser dividida entre João Luiz, a esposa e uma cunhada. "É o mínimo para ser auto-sustentável", comentou o produtor.
O comerciante de peixes ornamentais Sérgio Toshio Noguti compra os peixes da família de João Luiz há um ano e garante que o negócio é compensador. Ele informou que vale a pena adquirir de produtores da região para evitar que os peixes sejam transportados por longos percursos, o que causa estresse nos animais e aumenta as perdas.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
Leia mais na edição da Folha de Londrina deste sábado
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom