Comercialização, perspectivas de mercado, gestão de propriedades e novas tecnologias foram os assuntos discutidos nesta quarta-feira, em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba, por 500 produtores de cebola de 23 municípios. Foi durante o 12º Encontro Estadual de Produtores de Cebola, promovido pela Prefeitura de Araucária e Emater. Araucária é responsável por 10% da produção estadual de cebola.
Mário Schebeuka é um produtor tradicional de cebola do município da Lapa. Ele planta dois hectares e já notou o progresso que fez desde que passou a colocar em prática novas tecnologias de cultivo. "Melhorei bastante a produtividade e a qualidade da cebola que estou produzindo", afirmou.
Segundo Schebeuka, os cuidados com o tratamento das doenças, o uso de sementes melhoradas e o armazenamento correto deram bons resultados.
"Antes eu cortava o cabo da cebola na hora da colheita e levava para o paiol. Chegava a perder 50% da produção, porque apodrecia tudo. Hoje, colho a cebola com o cabo, deixo secar na roça, sem que o bulbo pegue sol e só depois coloco no estaleiro. Com esse trabalho a perda caiu para 5%", observa. Outra vantagem deste sistema é que a cebola pode ficar no armazém até cinco meses e o produtor pode esperar a melhor época para vender a produção.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
"A assistência técnica foi muito importante. Eu só consegui melhorar o meu trabalho depois que participei das reuniões e visitei algumas propriedades que aplicavam essas novas tecnologias", afirmou Schebeuka. Neste ano, o agricultor colheu 16 toneladas por hectare, resultado próximo do obtido no ano passado.
O produtor lembra que este volume chegava a ser 50% menor em anos anteriores. "Agora estou pensando em dobrar a área com cebola. Tem aparecido compradores de outros estados e a produção da Lapa está ficando conhecida, principalmente por causa dos encontros estaduais", disse Schebeuka.