A Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento reavaliou a estimativa de produção da safra de grãos de verão do Paraná. A expectativa, divulgada é de que sejam produzidos 20,9 milhões de toneladas, um aumento de 36,5% em relação ao ano passado, quando foram registrados 15,3 milhões de toneladas. Em relação ao levantamento anterior, de 20,6 milhões de toneladas de grãos, o crescimento foi de 1,4%.
O aumento da safra em relação a 2000 ocorreu por causa da recuperação de produtividade. Essa é a explicação da engenheira agrônoma do Departamento de Economia Rural (Deral) da secretaria, Vera Zardo. "O emprego de mais tecnologia e investimentos nos últimos anos, aliado ao bom clima, causou o crescimento", disse. Além disso, na safra de verão do ano passado, a estiagem prejudicou a produção.
Outro ponto que colaborou para a maior produção foi o aumento da área plantada de milho, em 22%. "Os agricultores deixaram de produzir soja e feijão e plantaram milho", afirmou Vera. A produtividade da safra normal de milho foi de 4.719 kg/hectare, enquanto a de soja, por exemplo, é de 3 mil kg/hectare, o que provocou o aumento no volume de grãos. A expectativa é que o Paraná produza 12 milhões de toneladas de milho, entre o normal (8,9 milhões) e a safrinha (2,9 milhões).
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
Leia mais em reportagem de Rosana Félix, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta sexta-feira