A segunda prévia do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de dezembro, em Curitiba, revelou que a taxa dos últimos 31 dias sofreu um pequeno aumento em relação ao da primeira quadrissemana (0,01%), ficando em 0,07%.
A pesquisa, realizada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), foi feita entre os dias 15 de novembro e 15 de dezembro.
A maior influência para este resultado foi do grupo de Despesas Pessoais, com alta de 0,89%. Esse aumento representou uma contribuição em pontos percentuais de 0,15 no índice geral, ou seja, caso este grupo tivesse se mantido estável o índice da 2ª quadrissemana teria ficado em -0,08%. Com influência negativa, destaca-se o grupo Saúde e Cuidados Pessoais, com variação de –1,20%.
Leia mais:
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Concessão de rodovias no Paraná recebe quatro propostas; leilão nesta quinta
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Programa de atualização de imóvel termina na próxima segunda; entenda
Individualmente os itens que mais contribuíram, pela ordem da maior para menor influência, foram: ingresso para futebol (58,74%), automóvel de passeio nacional zero (1,64%), automóvel de passeio e utilitário usado (0,97%), almoço e jantar (1,28%) e jogo de loteria (10,67%).