A venda de motocicletas cresceu 45% no Paraná em 2001, 20% a mais do que a média nacional. O bom desempenho do setor anima os concessionários, que estiveram reunidos nesta terça-feira no Encontro dos Concessionários da Região Sul, promovido pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Hoje o Paraná tem 9% do mercado total de automotores do Brasil e em 2002 as vendas totais devem ter um crescimento de 15%, sendo 8% só no setor de veículos leves.
Além das motocicletas, o Paraná também se destaca em vendas de máquinas agrícolas. O Estado já detém 5% do mercado nacional e a tendência é de crescimento. ''A própria Fenabrave proporcionou esse crescimento quando conseguiu financiamentos a longo prazo para que o produtor paranaense renovasse sua frota de máquinas'', considera o diretor regional da Fenabrave no Paraná, Daniel Russi Filho.
Leia mais:
Economia Solidária de Londrina lança linha de Natal nesta terça-feira
Mega-Sena acumulada sorteia nesta terça-feira prêmio de R$ 76 milhões
Previdência privada é alternativa para a aposentadoria; saiba como escolher
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
O crescimento das vendas de motocicletas, segundo Russi, foi alavancado pela expansão dos serviços de entrega, tanto de produtos vendidos pela internet, como de alimentos. Além disso, no Interior do Estado aumenta o número de cidades que autorizam o trabalho dos mototaxistas.
Leia mais em reportagem de Denise Angelo, na Folha de Londrina desta quarta-feira