As vendas no comércio cresceram 17% em todo o país, segundo o Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio. O estudo foi realizado de 18 a 24 de dezembro, e aponta um crescimento de 17,2% nas vendas à vista e com cheques pré-datados e de 24,2% nas vendas a prazo, na comparação com o ano passado.
No acumulado até 24 de dezembro, as vendas à vista e com cheques pré-datados cresceram 16,5% e as vendas a prazo aumentaram 16,6%. As vendas totais (à vista e a prazo) aumentaram 16,3% na comparação com 2002.
Outro dado importante da pesquisa é que o índice de inadimplência recuou muito. De janeiro a novembro, as pessoas físicas acumularam uma inadimplência de 5%, bem menor que a de 2002, quando foi registrado o índice de 25,3%.
Leia mais:
Economia Solidária de Londrina lança linha de Natal nesta terça-feira
Mega-Sena acumulada sorteia nesta terça-feira prêmio de R$ 76 milhões
Previdência privada é alternativa para a aposentadoria; saiba como escolher
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
Para o Serasa, o consumidor foi mais cauteloso na hora da compra. Outros fatores, como o lote extra de restituição do Imposto de Renda e o crédito pessoal concedido pelos bancos, refletiram no aumento das vendas este ano.
O crédito facilitou as vendas de produtos de maior valor agregado, como os eletroeletrônicos DVDs, celulares e TVs. Já os produtos de menor valor, como brinquedos e confecções, foram as principais escolhas do consumidor.