A Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) vai exumar 506 corpos no cemitério Jardim da Saudade, no conjunto Vivi Xavier, na região norte de Londrina. Edital regulamentando a medida foi publicado em jornal diário da cidade no último dia 28. Os corpos foram sepultados entre os anos de 1999 e 2002.
De acordo com o superintendente da Acesf, Oswaldo Moreira Neto, a família da pessoa sepultada tem o prazo de três anos para comparecer à autarquia para providenciar a compra e regularização do espaço (cova). Após esse período, a autarquia realiza a exumação dos ossos.
Conforme Moreira Neto, a exumação é um procedimento realizado pela Acesf para um melhor aproveitamento do espaço nos cemitérios. Por lei, a autarquia pode retirar os ossos de pessoas adultas sepultadas por um período de três anos ou crianças (0 a 6 anos), um ano e meio. "Esse procedimento é feito quando familiares da pessoa sepultada não entram em contato para a regularização do terreno. Os ossos podem permanecer no mesmo local, cedendo espaço para que um outro corpo seja sepultado, ou pode ser levado ao ossário", disse a assessora da Acesf, Débora Polimeni Zanutto.
Leia mais:
Fim de semana será de tempo instável com chuvas em Londrina e municípios da região
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, 1ª edição do Fiil debate futuro da inovação
Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta sexta-feira
Segundo Débora, o valor da cova é R$ 240,00 e em cada uma delas podem ser construídas até quatro gavetas para o sepultamento de quatro corpos.
Interessados em verificar a lista com os nomes dos corpos que serão exumados podem entrar em contato com a Acesf pelo telefone 3323-7275 ou pessoalmente na sede da autarquia na avenida Juscelino Kubitscheck, 2.948, centro.
Informações da Prefeitura de Londrina