Após cerca de três anos de atraso, o novo IML (Instituto Médico-Legal) de Londrina será inaugurado. O anúncio foi feito pela Sesp (Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária) à reportagem. Localizado na avenida Dez de Dezembro, na zona sul, a obra começou em 2014. A conclusão estava prevista para os primeiros meses de 2015. Após o atraso, a data para inauguração foi confirmada para 22 de março.
De acordo com o núcleo de comunicação da Sesp, a estrutura do prédio já foi finalizada, restando apenas a conclusão de móveis e a instalação da rede lógica (computadores e telefones).
A pasta ressaltou que os serviços só podem ser iniciados após a entrega da obra, que tinha conclusão prevista para os primeiros meses de 2015. Porém, no mesmo ano, o Estado teve de fazer um ajuste fiscal e algumas obras foram paralisadas.
Leia mais:
Natal de Londrina: passarela no lago Igapó II atrai dez mil pessoas no fim de semana
Prefeitura divulga quase 900 oportunidades de emprego em Londrina
Santa Casa quer colocar prédio da Duque de Caxias para locação ou cessão em Londrina
Centro Acadêmico de Serviço Social da UEL promove bingo beneficente no Zerão
No total, segundo a Sesp, foram gastos R$ 6,3 milhões na obra. Os recursos utilizados foram do governo do Paraná.
A carência por um novo local de trabalho e atendimento existe há muitos anos. O antigo prédio do IML, na avenida Araçatuba, zona oeste, exibe muitos problemas estruturais. A situação colocou em risco a segurança de funcionários.
Estrutura
O novo prédio do instituto vai contar com laboratórios, consultórios, equipamentos com alta tecnologia e salas de raio-X, além de auditório, estacionamento e cela de psiquiatria.
Com a nova instalação, atividades de perícia poderão ser desenvolvidas, dando mais segurança com o melhor descarte de resíduos e melhor condicionamento dos materiais.
O prédio vai oferecer mais privacidade e conforto. De acordo com o anúncio da época, de 2014, o IML de Londrina vai atender aproximadamente 1,5 milhão de paranaenses em 36 municípios da região.
Mensalmente são recebidos cerca de 80 corpos no local. A nova sede, que faz parte do Programa Paraná Seguro, terá 5.556 mil metros quadrados de área total e 2.133m quadrados de área útil.
O investimento inclui também a locação de 25 veículos adaptados para o transporte de cadáveres, distribuídos em 18 seções médico-legais do Paraná.