Quem perdeu o prazo para devolver livro emprestado da Biblioteca Pública Municipal de Londrina pode aproveitar para fazer isso sem sofrer as consequências durante a 2ª Quinzena do Perdão, que começou esta semana e vai até o próximo dia 31.
Neste período, todas as pessoas que têm algum livro de alguma biblioteca municipal da cidade podem devolvê-lo sem sofrer qualquer tipo de penalidade. A campanha vale para as bibliotecas Pública, Infantil, da Vila Nova e do Centro Cultural da Lupércio Luppi.
De acordo com o coordenador de Programação Cultural da Secretaria de Cultura, José Luiz Alves Nunes, essa é a segunda edição da Quinzena do Perdão. A primeira foi realizada no ano retrasado. Segundo ele, o objetivo é receber mais rapidamente os livros em atraso.
Leia mais:
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
‘Londrina é uma cidade impressionante’, diz prefeito Marcelo Belinati
Lista reúne 90 formas de amor por Londrina no aniversário do município
Conforme o coordenador, o atraso prejudica não apenas a biblioteca, mas também os usuários que são pontuais nas entregas e aqueles que querem emprestar certo livro, mas não encontram porque está atrasado.
Segundo dados da Biblioteca Pública Municipal, só nela, são emprestados de 3 a 4 mil livros por mês. Hoje, cerca de 800 livros estão em atraso. Ao todo, juntando as bibliotecas Pública, Infantil, Vila Nova e do Centro Cultural da Zona Norte, cerca de 30 mil livros foram emprestados somente no primeiro semestre deste ano.
Para quem não entrega os livros no prazo certo, recebe como penalidade um dia de suspensão para cada dia de atraso. Caso o usuário esteja sofrendo penalidade mas tenha urgência em emprestar um livro, a biblioteca pode mudar a penalidade, como exigir do usuário a doação de um outro livro, jornal ou revista.