02/12/20
PUBLICIDADE
Saúde da mulher

Campanha Outubro Rosa é lançada em Londrina

Vivian Honorato/N.com
Vivian Honorato/N.com


Foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (1º) a Campanha Outubro Rosa, que tem por objetivo conscientizar as mulheres e a sociedade em geral sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, assim como os de ovário e colo do útero. Promovida pelas secretarias municipais de Saúde e Políticas para as Mulheres, a campanha foi aberta com uma roda de conversa virtual que contou com a presença da secretária de Políticas para as Mulheres, Liange Doy, e da médica Najat Nabut, que deu um depoimento sobre a sua experiência pessoal com o câncer de mama.


As rodas de conversas, que são organizadas pelas secretarias municipais de Saúde e Políticas para Mulheres, acontecem todas as quintas-feiras de outubro, das 15h às 16h, através da plataforma Google Meet, que pode ser acessada pelo link https://meet.google.com/yji-anvs-kgj. Ainda haverá mais quatro encontros.

Segundo Liange, o objetivo das rodas de conversa, assim como das demais atividades que fazem parte da campanha, é conscientizar o maior número possível de mulheres. "Nós queremos sensibilizar as mulheres para que façam o autoexame, ressaltando a importância do diagnóstico precoce, que é tão importante para salvar vidas. Também vamos trabalhar a questão da violência doméstica e do abandono que muitas mulheres que estão passando pelo câncer sofrem”, explicou.

Vivian Honorato/N.com
Vivian Honorato/N.com


Exames

Durante todo o mês de outubro, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Município vão intensificar as agendas de coletas de preventivos, avaliação das mamas e solicitações de exames como ultrassons e mamografias. Em respeito às normas de saúde e segurança vigentes durante a pandemia do novo coronavírus, os atendimentos serão realizados em horários mais espaçados do que o normal, para evitar aglomerações. A recomendação é que as mulheres telefonem para as unidades que frequentam para que possam verificar os horários disponíveis para atendimento e programar suas agendas.

Iluminação especial

Para ajudar na divulgação da Campanha Outubro Rosa, dois pontos conhecidos de Londrina recebem uma iluminação especial de hoje até o dia 31 de outubro.

A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, através da Diretoria de Edificações Públicas, ligará na cor rosa todas as 424 luminárias do viaduto localizado entre as avenidas Leste-Oeste e Dez de Dezembro.

Veja também: Projeto de Londrina conscientiza mulheres jovens sobre o câncer de mama

O outro ponto que participará da ação é a Concha Acústica de Londrina, localizada na Praça 1º de Maio. A Sercomtel Iluminação alterará a cor da luz emitida pelos 5 projetores que ficam no local. O diretor-presidente da Sercomtel Iluminação, Luciano Kühl, explicou que já é o segundo ano em que o órgão adere à campanha. "Essa ação faz parte do propósito social da companhia. O Outubro Rosa tem um objetivo muito importante, que é promover a saúde da mulher. Através da nossa contribuição, queremos ajudar na divulgação”, destacou.

Vivian Honorato/N.com
Vivian Honorato/N.com


Outros eventos

Diversos órgãos e secretarias municipais realizarão atividades relacionadas à Campanha Outubro Rosa. No dia 20 de outubro, às 11h, a Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO) da Secretaria Municipal de Recursos Humanos promoverá uma live sobre o tema "Câncer de mama: Autocuidado e prevenção”. A transmissão será realizada através do perfil do órgão no Instagram.

A coordenadoria de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoverá duas lives em parceria com a Inesul e a Unicesumar. O primeiro evento, com o tema "Outubro Rosa: prevenção de câncer de mama e colo uterino”, acontece na sexta-feira (2), às 19h, e conta com a participação da coordenadora de Saúde da Mulher da SMS, Priscila Colmiran, e da coordenadora do Curso de Enfermagem da Inesul, Ednalva Guizi. A transmissão será realizada através dos perfis de mídias sociais da Inesul.

A segunda live, intitulada "Como Identificar o câncer de mama: do autoexame ao diagnóstico”, acontece no sábado (3), das 10 às 12h, e terá a presença de Priscila Colmiran e da professora doutora Luana Cossentini, da Unicesumar. Os interessados poderão participar da live através dos perfis da Unicesumar nas redes sociais.

Programação das rodas de conversa

08/10 – Roda de conversa sobre Saúde da Mulher com a participação do médico Luiz Carlos Baldo – Ginecologista e obstetra da Prefeitura de Londrina e 17ª Regional de Saúde – e Beatriz Daou Verenhitach, médica mastologista da Unidade de Mama do CISMEPAR;

15/10 – Roda de Conversa sobre Cuidados com a Mulher com Câncer, com a psicóloga do Hospital do Câncer, Tatiana Brum, e a nutricionista Mirela Ferreira;

22/10 – Serviços da Rede de Atendimento da Saúde da Mulher e Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, com a Priscila Colmiran, enfermeira e Coordenadora da Saúde da Mulher – pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde/Secretária Municipal de Saúde – e Sueli Galhardi, assistente social e coordenadora da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Londrina.

29/10 – Depoimento sobre a superação do câncer, com a psicóloga Adriane Hisnauer Cantone.
Redação Bonde com N.Com
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Suspeitos fugiram

PRF e PM trocam tiros com quadrilha de assalto a bancos

01 DEZ 2020 às 19h12
Zona oeste

Feto é abandonado em lixeira da UPA Jardim do Sol

01 DEZ 2020 às 18h51
Balanço

Patrulha Maria da Penha registra 51 atendimentos em novembro

01 DEZ 2020 às 17h13
Eleição presidencial

Para Ciro, aliança entre centros é necessária para derrotar Bolsonaro em 2022

01 DEZ 2020 às 16h18
Londrina, Maringá e Foz

Ceasa promove licitações para obras de reforma em unidades do PR

01 DEZ 2020 às 14h50
Pela madrugada

Governo vai baixar toque de recolher em todo o Paraná para conter coronavírus

01 DEZ 2020 às 14h48
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados