Apenas entre quinta-feira (9) e hoje (10) choveu em Londrina 38,8 milímetros, segundo registrou a estação meteorológica do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Somado aos 29,7 milímetros entre 1 e 8 de julho, são 68,5 milímetros de chuva nestes 10 primeiros dias do mês, número que supera a média histórica de julho, que é de 63,7 milímetros de chuva. A média histórica é feita pelo Iapar com base nos registros de chuvas desde 1970.
"A maior intensidade de chuvas no sul do país é reflexo do fenômeno El Niño, que já é observado no clima mundial", afirmou Heverly Morais, pesquisadora do Iapar. O El Niño é um fenômeno climático contrário ao La Nina e se origina na região equatorial do Oceano Pacífico, causando mais chuvas nas regiões temperadas e estiagem nas regiões equatoriais.
Previsão
Leia mais:
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina
O Iapar prevê chuvas intensas para todo o dia de hoje e para sábado (11). O tempo só ficará estável a partir de domingo, quando a temperatura deve cair.
Hoje a temperatura mínima registrada foi de 14 graus e, no decorrer do dia, não deve passar de 22. Amanhã, a temperatura varia entre 15 e 22 graus. Já no domingo e na segunda-feira, a mínima cairá respectivamente para 11 e 13 graus e a máxima não passará de 20.