Um projeto de lei, do vereador Eloir Valença (PT), quer implantar um programa que prevê o rodízio de carros em Londrina. A medida, apresentada na Câmara na última semana, está em tramitação e já passou pela Comissão de Justiça e Constituição do Legislativo. Segundo informações da assessoria de imprensa da Casa, a comissão encaminhou o projeto para a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que terá que se manifestar à favor ou contra o projeto.
A medida pretende implantar no município, em caráter experimental, por seis meses, um "Programa de Restrição ao Trânsito", que terá o objetivo de reduzir o número de veículos nas ruas de Londrina pelo menos entre segundas e sextas-feiras.
As normas do programa, de acordo com o projeto de lei, "deverão definir os critérios adotados para a implantação da medida, bem como os meses, dias, horários e locais", levando em conta o dígito final da placa de cada veículo.
Leia mais:
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
Quarta-feira será de Sol e tempo estável em Londrina e nos municípios da região
Moradora de Londrina ganha R$ 100 mil no sorteio do Nota Paraná
Ministério Público recomenda alterações no Parcelamento do Solo em Londrina
A medida isenta os ônibus, táxis, mototáxis, transporte escolar e veículos utilizados por serviços de urgência e emergência do rodízio.
O vereador Eloir Valença alega, através da justificativa do projeto de lei, que o rodízio de carros "é uma tentativa de minimizar os problemas que os londrinenses vêm sofrendo na área central, principalmente nos horários de pico". Segundo ele, a medida vai conseguir evitar a formação de congestionamentos e acidentes, além de diminuir a emissão de CO2 e, consequentemente, a poluição da área central do município.