O Corpo de Bombeiros e a população de Londrina acabam de ganhar uma verdadeira relíquia: a restauração de um caminhão contra incêndio fabricado em 1951 e foi usado até a década de 80, que possui escada Magirus de 30 metros de altura. O veículo estava parado na corporação há muitos anos e já padecia do tempo de uso. Um empresário do ramo de caminhões, porém, investiu mais de R$ 1 milhão na reforma completa do veículo. Segundo o cabo Salvador Sidnei de Oliveira, o caminhão ficará numa redoma de vidro na unidade da Avenida Tietê para visitação. "Ficará exposto para toda comunidade. Está em perfeito estado, mas não poderá ser usado por uma normativa que proíbe a circulação", explica.
Atualmente, o município possui dez ambulâncias e oito caminhões contra incêndio, nenhum deles com escada Magirus. "Uma licitação do governo do Estado está em andamento para a compra de caminhões desse tipo em todo o Paraná. Londrina será contemplada no ano que vem", garantiu. Enquanto isso, novos e antigos integrantes se entusiasmam com a restauração do caminhão da década de 50. "Consideramos que ganhamos uma joia. Todo o funcionamento é diferente, nesse modelo, a engrenagem da escada é manual. Os novos veículos são todos automatizados." Um modelo recente custa, em média, 5 mil euros.
Para o empresário Pedro Barboza Lopez, patrocinador da restauração, esse foi um presente à cidade, onde mora desde menino. "Via esse caminhão andando pelas ruas. Agora não vai mais circular, porém, todos vão poder ver esse veículo que fez parte da história de Londrina." Ele explica que foram três anos de reforma, sendo que, alguns itens, tiveram de ser especialmente fabricados. "Essa cabine foi feita porque a antiga estava toda corroída. Algumas peças também foram fabricadas conforme o original. Cada pecinha, desde o volante ao parafuso, foram artesanalmente restauradas", relata.