Começa nesta quinta-feira (19), na Universidade Estadual de Londrina (UEL), o 3º Encontro para Reflexões sobre Homossexualidade. Participam professores da Educação Infantil, dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior, profissionais de outras áreas, estudantes universitários, de graduação e pós-graduação.
O encontro faz parte do projeto "Formação de profissionais para a Educação Sexual, o Combate à Homofobia e a Promoção da Cidadania Homossexual", vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD). Envolvendo docentes de diversas áreas, o Projeto está sendo desenvolvido desde o ano passado, sob a coordenação da professora Mary Neide Damico Figueiró, do departamento de Psicologia Social e Institucional, do CCB.
O encontro será realizado em duas etapas. Nesta quinta-feira (19), o antropólogo Luiz Mott, professor titular da Universidade Federal da Bahia e fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB) faz duas palestras. Às 9 horas ela fala sobre "Homossexualidade: questões teóricas e interdisciplinares". Às 14 horas o tema será "Etno-história da homossexualidade no Brasil: da inquisição ao movimento GLTB". Após cada palestra haverá debate.
Leia mais:
Quarta-feira será de Sol e tempo estável em Londrina e nos municípios da região
Moradora de Londrina ganha R$ 100 mil no sorteio do Nota Paraná
Ministério Público recomenda alterações no Parcelamento do Solo em Londrina
Reforma de ala do Hospital do Câncer tem apoio de shopping de Londrina
A segunda etapa do encontro será no 26 de abril, no mesmo local, com palestras do consultor educacional Beto de Jesus. Os temas são: "Da escola que temos à escola que queremos - incluindo as diferenças" (às 9 horas) e "Questões práticas no cotidiano escolar sobre orientação sexual e identidade de gênero" (às 14 horas). Os objetivos do encontro são: oportunizar a disseminação de conhecimentos científicos sobre a homossexualidade e o conjunto da diversidade sexual; contribuir para a construção do respeito à diversidade sexual; combater a homofobia e as atitudes discriminatórias, da sociedade em geral, em relação a pessoas GLBTT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transgêneros).
As informa são da Agência UEL.