Neste sábado à noite e durante todo o domingo, os visitantes do patrimônio Usina Três Bocas (distante 6 km ao sul de Londrina) vão experimentar quitutes da culinária rural elaborados a partir da mandioca, principal item da produção agrícola do patrimônio.
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, a 6ª Festa da Mandioca começa às 19h. Às 20h, os visitantes assistem a um culto ecumênico e às 21h começa o concurso para a eleição da rainha e da princesa da festa. O evento está na 6ª edição e terá seis barracas com doces e salgados à base do tubérculo.
Segundo Joelma Aparecida de Souza Carvalho, produtora e presidente da Associação de Moradores da Usina Três Bocas, devem ser levados à festa mil quilos de mandioca.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
"No ano passado, usamos duas toneladas, mas neste ano, como reduzimos o tempo da festa, reduzimos também a quantidade de mandioca", afirmou Joelma. A previsão de público também caiu pela metade. No ano passado, segundo os organizadores, 10 mil compareceram à festa. Este ano, a previsão é de que 5.000 pessoas participem.
Apesar da preocupação com a produção, os agricultores do patrimônio vão organizar, além das barracas típicas, um almoço no domingo a R$ 6,00. Os convites para o almoço podem ser adquiridos na associação do local ou na Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Londrina (no parque Arthur Thomas).
O almoço de domingo começa a ser servido às 11h30 e vai até às 15h. No cardápio constam salada, arroz, costelinha de porco e mandioca. Às 13h, a comunidade realiza um bingo e, às 15h30, serão realizadas apresentações de dança. Às 16h, ocorre o Concurso da Mandioca Mais Pesada.