Os funcionários da Vega Engenharia Ambiental, cerca de 200 empregados na coleta de lixo, irão deflagar greve a partir da próxima segunda-feira, às 6h30. Eles reivindicam reajuste salarial de 11,05% com base no IGPM e piso salarial de R$ 540,00. O piso hoje é de R$ 305,80. O Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Londrina e Região encaminhou ontem comunicado à população sobre a greve. Esta é uma exigência legal em casos de serviços essenciais, como a coleta de lixo.
Segundo o advogado Wilson Leite de Morais, assessor jurídico do sindicato, a data base da categoria é 1º de junho, mas com impasse em torno da renovação ou não do contrato da Vega com o Município a negociação salarial foi adiada. Mesmo com a definação através do contrato emergencial, o reajuste salarial não aconteceu, segundo o advogado.
Em assembléia realizada no último dia 12 os empregados da Vega deliberaram pela greve. O movimento será deflagrado às 6h30 de segunda-feira em frente ao portão da empresa. A Folha entrou em contato com a Vega e foi informada de que os diretores estavam em reunião.
*Leia mais na reportagem de Érika Pellegrino na Folha de Londrina/Folha do Paraná deste sábado