Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Balanço

Guarda Municipal recebeu mais de sete mil denúncias durante pandemia

Redação Bonde com N.Com
31 ago 2020 às 19:06
- Vivian Honorato/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, divulgou o balanço da fiscalização conduzida pela Guarda Municipal, sobre as medidas de prevenção e combate à pandemia no município. Até domingo (30), a Central da GM registrou 7.075 denúncias recebidas. Do total, 5.725 foram atendidas pela Guarda Municipal, e destas, 3.012 não tiveram constatação do fato quando a viatura chegou nos locais. Em outras 2.713 situações, foram constatadas diversas irregularidades. Casos de competência dos demais órgãos fiscalizadores somaram 1.350 ligações.


O relatório apontou 1.282 denúncias referentes ao funcionamento de comércios em horários diferentes do estabelecido pelos decretos municipais, constatação de aglomeração, falta de Equipamento de Proteção Individual (EPI), entre outras. Referentes à aglomeração em praças, parques, lagos, residências e outros locais, somaram 832 casos. Aglomerações referentes a eventos, festas, esportes, cultos e similares, foram 309 casos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Fiscalização quanto ao uso de máscara de proteção atingiu a marca de 217 atendimentos, dos quais 93 tiveram doações, 65 geraram advertências e outras 59, multas. Constatações de descumprimento em construção civil resultaram em 44 atendimentos. Houve ainda 28 denúncias de uso de narguilé em espaços públicos e privados e, até o momento, foi registrado um caso de quebra de isolamento social.

Termos de constatação
– O número acumulado de termos de constatação lavrados até o momento é de 877. Ao todo, foram 71 interdições em comércios funcionando em horário irregular, festas, eventos e partidas esportivas irregulares.

Acumulado de agosto
– Informações do setor de estatística da Guarda Municipal apontaram que, até o final de quinta-feira (27), a Central 153 recebeu 673 denúncias, das quais 576 foram atendidas pela GM e 97 foram encaminhadas para os demais setores responsáveis pela fiscalização. Só neste mês, a Guarda Municipal registrou 123 novos termos de constatação. A Secretaria Municipal de Defesa Social reforça o pedido para que a denúncia inclua o máximo de informações, contribuindo para um atendimento mais eficaz.

Leia mais:

Imagem de destaque
Evento tradicional

Feira do Peixe Vivo de Londrina acontece na Tomi Nakagawa nesta quarta e quinta-feira

Imagem de destaque
Um homem foi preso

Policiais militares desocupam mocó da Rua Belém antes de demolição

Imagem de destaque
Transfobia

Em julgamento de 12 horas, réus por transfeminicídio são condenados em Londrina

Imagem de destaque
Evento começa em abril

ExpoLondrina vai ter estande dedicado ao turismo do Norte e Norte Pioneiro


Denúncias via WhatsApp – É recomendado que todas as informações sejam repassadas à GM através do WhatsApp no momento exato em que estiver ocorrendo o descumprimento às normas. É importante enviar mensagens curtas e objetivas, e que, antes do envio, o texto passe por nova leitura e análise. Não se deve repassar informações equivocadas e trote, pois o artigo 340 do Código Penal estipula que "provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a situação de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado: Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa”.

Serviço – A população pode ligar para a Central 153 da Guarda Municipal, com ligação gratuita. Denúncias podem ser enviadas para o WhatsApp 99995-0272. A GM informa que o celular disponibilizado não atende chamadas e que, para efetivação da denúncia, o solicitante deverá fornecer informações detalhadas. O serviço funciona 24 horas por dia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade