Londrina

Ilece celebra 60 anos com palestra da escritora Lau Patrón e programação festiva

11 mar 2020 às 11:33

O Ilece (Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais) completa 60 anos de atividades neste mês de março com palestra sobre diversidade e uma programação festiva para envolver alunos e familiares, funcionários, lideranças e representantes da sociedade civil.

A escola é considerada referência na educação especial, atendendo atualmente 420 alunos com ensino individualizado e atendimento clínico multiprofissional, com foco na melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.


A programação de aniversário inclui palestra com a publicitária e escritora gaúcha, Lau Patrón, que desembarca em Londrina para falar sobre Inclusão. A escritora lançou em 2018 o livro "71 Leões”, no qual divide a experiência de enfrentar as consequências do AVC (Acidente Vascular Cerebral) do filho, à época, com menos de dois anos. O garoto foi diagnosticado com uma doença rara, Síndrome Hemolítico Urêmica Atípica (SHUa).


"Estou usando a minha voz para ser ponte e amplificar muitas outras vozes. Assim como conheço muitas outras fazendo o mesmo. Quero um mundo onde ninguém mais se cale por medo e a diversidade reverbere como nossa grande força, e não como fraqueza”, definiu ela sobre sua missão enquanto mãe e escritora ao Blog Tudo sobre Minha Mãe. Dados do IBGE (2010) revelam que em todo o Brasil 45,6 milhões de pessoas, 24% da população, têm algum tipo de deficiência. Desse total, 3,5 milhões têm até 14 anos.


Serão dois horários de palestras, às 8h e às 14hs, no dia 24 de março, na sede da APP Sindicato (Avenida JK, 1834, Centro). Para familiares dos alunos, a palestra será gratuita, mas serão disponibilizados convites limitados, no valor de R$ 20, que poderão ser adquiridos na sede da escola (Avenida JK, 1792).


Programação


Divulgação/Ilece


As festividades da escola têm início nesta quinta-feira (12), a partir das 9h, no Ilece Cafezal (Av. Presidente Gaspar Dutra, 80 – conjunto Cafezal I). A festa reunirá alunos, familiares, convidados e autoridades com direito a brinquedos, lanche, apresentação da tradicional Fanfarra dos Alunos do Ilece Cafezal e um espetáculo de dança com os alunos das duas unidades. A festa contará ainda com apresentação do cantor e compositor João Anesi, de Londrina. Além deste evento, os 60 anos de atividades da escola também serão comemorados com um jantar por adesão no próximo dia 21, a partir das 20h, no Buffet Atlântico.


O presidente do Ilece, Rogério Antônio Peruzzatto, afirma que a escola mantém um trabalho gratuito, diferenciado, proporcionando atendimento completo e personalizado para mais de 400 famílias da região. Os alunos contam com apoio psicológico, fisioterápico, fonoaudiologia, terapia ocupacional, atendimento médico neurológico e psiquiátrico, além de poderem participar de programas que complementam as atividades em sala e de oficinas pedagógicas profissionalizantes.


Histórico


O Ilece foi fundado por iniciativa de um grupo de pessoas ligadas ao Rotary Clube, sendo a primeira instituição de Londrina direcionada ao aluno especial. Ao completar 60 anos de atividades em 2020, o Instituto comemora a possibilidade de oferecer atendimento completo, com um quadro de 120 colaboradores (professores e profissionais), divididos em duas unidades (Ilece Centro e Ilece Cafezal).


A escola foi pioneira em Londrina a implantar a tecnologia do Pediasuit, em 2013. O tratamento complementa sessões de fisioterapia, indicado para pacientes com comprometimento motor, fortalecendo a musculatura e melhorando a movimentação e sustentação.


Divulgação/Ilece


Em 2019, a escola entregou também, de forma inovadora, o parque adaptado para cadeirantes. Os brinquedos foram adquiridos com recursos próprios, arrecadados pelo Clube de Mães. A estrutura significa alegria, lazer e inclusão para alunos cadeirantes, com autonomia e segurança.


Divulgação/Ilece

O Ilece mantém os três programas de atendimento na educação – Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os alunos participam também de aulas específicas nos setores de Educação Física e Arte. Todo este conteúdo aprimora talentos e abre oportunidades de forma individualizada, sempre respeitando os limites e a capacidade de cada um.


Continue lendo