Levantamento do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Londrina aponta um crescimento de 20% no número de incêndios ambientais quando comparados os oito primeiros meses de 2009 com janeiro a agosto do ano passado. Este ano, foram atendidas 475 ocorrências desta natureza em Londrina; ano passado, foram 396.
"Com certeza, o clima seco propicia o número maior de incêndios, mas o principal fator para que eles ocorram é a imprudência e negligência da população", disse o tenente Rodrigo Costa Teixeira, oficial de Comunicação do 3º Grupamento.
Ele lembrou que a maior parte das ocorrências atendidas pelos bombeiros são em terrenos baldios e o fogo começou porque alguém resolveu atear fogo para acabar com o mato. "As pessoas precisam entender que é muito perigoso fazer a queima de mato seco: devem ligar para a prefeitura e pedir providências, com a poda do mato", explicou. Também há casos de incêndios em matas causados por bitucas de cigarros jogadas por fumantes irresponsáveis.
Leia mais:
Murilo Benício grava cenas para filme sobre assalto ao Banestado em Londrina
Ippul sugere plano com 20 ações para modernizar o Centro de Londrina; saiba quais
Com Murilo Benício, filmagens de 'Assalto à Brasileira' começam em Londrina
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
O clima seco já dificulta a respiração e, com a fumaça, os problemas de saúde podem aumentar. "Mas nossa corporação também enfrenta problemas porque o combate a incêndio é um trabalho pesado, desgastante e, muitas vezes, acabamos nos atrasando para atender ocorrências mais graves. Incêndios dessa natureza sempre podem ser evitados", explicou o tenente Rodrigo Costa.
Em todo o Paraná, apenas neste ano, mais de 6 mil incêndios ambientais foram atendidos pelos bombeiros.
A limpeza de terrenos baldios deve ser solicitada à Companhia de Trânsito e Urbanização (CMTU). O telefone é o 3379-7900.