A Vara de Execuções Penais (VEP) de Londrina conseguiu nesta quarta-feira (5) baixar para cerca de 70 o número de presos em cada distrito policial da cidade. O esvaziamento das unidades teve início no último dia 14, quando o juiz Katsujo Nakadomari determinou pela interdição das carceragens dos 4.º e 5.º Distritos Policiais (DPs).
De lá para cá, pelo menos 60 detentos foram transferidos dos espaços para as unidades prisionais de Londrina. Cada DP tem capacidade máxima para 25 presos. Antes da interdição, os distritos abrigavam, juntos, mais de 200 detentos.
Depois da interdição, a Polícia Civil precisou improvisar o Centro de Triagem da 10.ª Subdivisão Policial (SDP) para receber os novos presos. Atualmente, mais de dez dividem as celas da cadeia provisória. A VEP também monitora a situação do CIT.
Leia mais:
Fim de semana será de tempo instável com chuvas em Londrina e municípios da região
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, 1ª edição do Fiil debate futuro da inovação
Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta sexta-feira
O juiz da Vara de Execuções Penais garantiu que os distritos policiais não vão receber mais criminosos. Informações apuradas pelo Bonde dão conta, no entanto, de que a Polícia Civil pretende voltar a utilizar os DPs para abrigar detentos provisórios assim que o número atual, de 70 presos, diminuir ainda mais.