O prefeito Alexandre Kireeff (PSD) apresentou na manhã desta terça-feira (1º) um balanço da viagem feita por ele ao Japão nos últimos dez dias. O chefe do Executivo participou da 41ª Missão Econômica e de Amizade Brasil-Japão 2014. Acompanharam Kireeff o presidente da Câmara de Londrina, vereador Rony Alves (PTB), além de deputados e empresários paranaenses.
A viagem do prefeito custou cerca de R$ 25 mil aos cofres públicos. Ele visitou empresas e cooperativas agrícolas e fez encontros diplomáticos com políticos japoneses. "Todos ficaram impressionados com o potencial econômico de Londrina, ainda mais quando se é levado em conta que a cidade só tem 79 anos", afirmou.
Kireeff voltou otimista da viagem, mas com poucos resultados efetivos. Ele falou sobre a possibilidade de parcerias entre cooperativas japonesas e empresas locais. "Os investidores demonstraram interesses em produtos da nossa região, como proteína de origem animal, café e óleo. A central de cooperativas do Japão já tem uma parceria com a Cocamar, de Maringá, e pode muito bem fechar acordos semelhantes com as empresas de Londrina", argumentou.
Leia mais:
Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta quarta-feira
Falecimentos dos dias 10 e 11 de dezembro de 2024 em Londrina e região
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
O prefeito também visitou a sede da Mitsubishi Corporation. "É um grupo com mais de 500 empresas. Podemos trabalhar para trazer alguns dos setores para cá", observou.
Outro possível projeto citado por Kireeff envolve o intercâmbio de serviços públicos entre Londrina e a cidade-irmã Nishinomiya. "São dois municípios semelhantes. A cidade japonesa tem 470 mil habitantes, um perfil parecido com o de Londrina, mas com serviços com muito mais qualidade", contou. O prefeito destacou que ficou impressionado com a coleta de lixo e os serviços de saneamento, educação e saúde de Nishinomiya. "Sem contar que eles operam a máquina pública com 4,5 mil servidores, enquanto que na Prefeitura de Londrina temos mais de 9 mil funcionários. Temos que aprender a otimizar as atividades", argumentou.
O vereador Rony Alves também comentou a viagem ao Japão durante a sessão desta terça-feira da Câmara. "As visitas foram importantes. O problema é que o Brasil não apresenta uma estrutura de portos e aeroportos que possam facilitar a vinda das empresas de fora", afirmou.
O parlamentar também elogiou a postura demonstrada por Kireeff durante a viagem. "Ele soube representar a nossa cidade", destacou.
A atual administração volta a visitar o Japão ainda este mês. O vice-prefeito Guto Bellusci vai ao país asiático com o objetivo de assinar um protocolo de intenções para a instalação de um Medical Center no Parque Tecnológico Francisco Sciarra, em Londrina, até outubro deste ano. "Seria um complexo de fabricação de instrumentos médicos e odontológicos", destacou Kireeff.