Cerca de 300 pessoas se reuniram ontem (24/06) pela manhã na praça e recinto de eventos do Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, área central de Londrina, para participar da missa campal celebrada pelo bispo auxiliar dom Vicente Costa. A celebração marcou o encerramento da 16ª Semana do Migrante, que acontece anualmente em âmbito nacional, sempre na terceira semana de junho, e da 2ª Festa Intercultural do Migrante de Londrina.
Retomando o tema da campanha da fraternidade sob a ótica das migrações, dom Vicente reforçou o combate às drogas e as situações de desagregação que levam à marginalidade, e lembrou dos migrantes pioneiros de Londrina. Durante o ofertório, vestidos com trajes típicos e levando objetos simbólicos, representantes das diversas etnias que compõem a cultura brasileira (negros, japoneses, libaneses, italianos e alemães) se dirigiram ao altar. No final da missa, aconteceu um desfile com benção de carros antigos, carroceiros e cavaleiros.
As comemorações continuaram durante todo o dia, com rua de recreio para crianças e adultos, realizada pelos alunos de educação física da Unopar, shows folclóricos, apresentações de danças e barracas com comidas típicas e artesanatos. De acordo com o padre Antônio Garcia Peres, da Pastoral do Migrante, o objetivo do evento é fazer o entrelaçamento das culturas e resgatar as festas e as expressões populares, que acabaram sendo ""atropeladas"" pelo mundo moderno.