Londrina

Morre em Londrina o ex-militante Amadeu Felipe

04 jun 2021 às 17:11

Familiares e amigos se despedem de Amadeu Felipe da Luz Ferreira. Ele faleceu na noite de quinta (3), em Londrina, por insuficiência respiratória. Aos 85 anos, Amadeu deixa esposa, três filhos e vários netos, além de um legado de luta em defesa da democracia e da liberdade.


Nascido em dezembro de 1935, em Blumenau (SC), Amadeu passou boa parte da vida no Rio Grande do Sul. A página oficial do PCB (Partido Comunista Brasileiro), do qual foi secretário político no Paraná, conta que a liderança de Amadeu "à frente do movimento de sargentos que lutava para impedir a maturação e o desencadeamento do golpe militar e empresarial fascista que sobreveio em 1964 começou dez anos antes, com o suicídio do presidente Getúlio Vargas."


Em 1966, com o apoio do ex-governador gaúcho Leonel Brizola, comandou a organização do primeiro movimento militar armado de resistência ao golpe: a Guerrilha do Caparaó, na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo. Amadeu foi detido, torturado e veio refazer a vida em Londrina, entre os integrantes do comitê suprapartidário formado para organizar a campanha local das Diretas Já, como representante do PCB.

Leia mais na Folha de Londrina.


Continue lendo