Neste sábado (22), a Vila Cultural Cemitério de Automóveis e o Movimento Por Amor à Yá Mukumby promovem o "Sarau: prosa, poesia e outras delícias em homenagem à Yá Mukumby". O evento ocorre a partir das 20h, na sede da Vila (rua João Pessoa, 103-A). A entrada é franca.
Vilma Santos de Oliveira, conhecida como Yá Mukumby, foi assassinada e sua trajetória foi marcada pela luta por liberdade e igualdade. Yalorixá conhecida em Londrina, vivenciou a cultura e a religiosidade afro-brasileira. De acordo com a produtora cultural, Raquel Palma, o objetivo é manter viva a memória, por meio de poesias, ou mesmo da comida. Ela afirmou que a morte física não fez com que morressem as ideias de Yá Mukumby que lutou contra a opressão.
Os organizadores do evento enfatizam que a homenagem é aberta a todos. As pessoas podem levar poesias ou músicas. Será feito um varal para quem quiser colocar fotos com Yá Mukumby. As fotos devem ser enviadas para [email protected]. Serão servidos pratos típicos e as pessoas devem levar as bebidas que forem consumir.
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
Raquel Palma destacou que o evento integra a reflexão sobre a Consciência Negra, visto que dona Vilma é um ícone da luta em Londrina. "Ela contava histórias para crianças de oito aos 80 anos, e sempre deixava um gosto de quero mais".
A Vila Cultural Cemitério de Automóveis conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, e conta com apoio da Midiograf.