Sindicatos dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Londrina (Sinttrol) e a empresa TIL Transportes Coletivos se reuniram na manhã desta quarta-feira (16), no Ministério Público do Trabalho, para discutir a lista de reivindicações imposta pelos motoristas e cobradores que fazem o transporte intermunicipal entre Londrina e as cidades da região.
Na última semana, a TIL chegou a oferecer reajuste salarial de 7% à categoria, que rejeitou a proposta e aprovou indicativo de greve. No entanto, a paralisação, marcada para a última segunda-feira (14), não aconteceu. A empresa pediu prazo para analisar as reivindicações e apresentou, nesta quarta, nova proposta aos trabalhadores.
A companhia subiu de 7% para 8% a reposição salarial, aceitou equiparar os vencimentos dos motoristas de micro ônibus com os salários dos condutores de veículos convencionais, mas tentou impor a ausência de cobradores nos ônibus entre às 18h30 de um dia e às 5h do dia seguinte. Depois de passar o período da tarde de hoje analisando a proposta, o Sinttrol decidiu levar o que foi oferecido pela TIL para discussão com os trabalhadores.
Leia mais:
Veja o funcionamento dos serviços municipais durante o aniversário de Londrina
FEL oferta aulas gratuitas de treinamento funcional em Londrina
Banda Essence se apresenta nesta sexta na Concha Acústica em Londrina
Cartunista londrinense lança livro em evento gratuito nesta quinta-feira
Em mensagem aos funcionários, o sindicato comunica que a proposta apresentada pela TIL "ainda é fraca para aceitação, sobretudo porque está condicionada a desistência das ações judiciais" movidas pelo Sinttrol contra a empresa.
A categoria pede reajuste salarial de 10%, circulação sem cobrador entre às 19h de um dia e às 5h do dia seguinte, piso único dos motoristas e R$ 200 de bonificação para funcionários que acumulam funções na empresa. A assembleia do Sinttrol, para discutir a nova proposta da TIL, será realizada nesta quinta-feira (17), em horário ainda a ser definido. Se a oferta for rejeitada, os trabalhadores cruzam os braços na próxima segunda-feira (21).