Londrina

Mulheres começam a receber botão do pânico em Londrina

11 nov 2020 às 14:18

A Prefeitura de Londrina começou a entregar nesta semana o dispositivo de segurança preventiva para mulheres que sofrem violência. O botão do pânico, como é conhecido, é direcionado pelo juizado de Violência Doméstica e pelo Tribunal do Júri às mulheres com medidas protetivas e que têm os casos considerados como de maior gravidade. O aparelho fica conectado via internet à central de emergência da Patrulha da Penha, que é de responsabilidade da GM (Guarda Municipal).


Quando ocorre ameaça ou descumprimento de medida, a mulher pode pressionar o equipamento, acionando a Guarda Municipal, que imediatamente vai até o local. O dispositivo conta com GPS. "A guarda já está dotada de equipamento de monitoramento na central. Quando é acionado, aparece a localização da mulher. Como tem um cadastro prévio, aparecem os dados dela, do agressor e se ele já tem antecedentes”, explicou Pedro Ramos, secretário de Defesa Social.


Além disso, o botão dispõe de sistema para gravação do som ambiente, com o material podendo ser utilizado em inquéritos. "Não precisa usar somente na residência, mas também no lugar que sair, inclusive, cidades vizinhas. Se a mulher estiver em um desses locais que não é de competência da guarda, sabemos onde a pessoa está e fazemos o contato com a PM (Polícia Militar) informando o caso.”

Continue lendo na Folha de Londrina.


Continue lendo