A Promotoria de Defesa do da Pessoa com Deficiência Física de Londrina encaminhou recomendação administrativa para que em 180 dias a prefeitura faça a adaptação de todos os prédios públicos, permitindo acessibilidade às pessoas com algum tipo de deficiência. Assinada pela promotora Solange Vicentin, a recomendação cita o Decreto Federal 5.296/04, no qual estão estabelecidas as normas para áreas públicas e particulares de uso coletivo.
O secretário de Obras, Nelson Brandão, disse ainda que o município já começou a atender a recomendação do MP, uma vez que um elevador está sendo instalado no prédio da prefeitura. "Ele liga o pavimento subterrâneo até o terceiro andar; fica pronto ente 10 e 15 dias", afirmou Brandão.
Questionado se a prefeitura conseguirá cumprir o prazo de 180 dias, o secretário disse que dependerá do tipo de reforma a ser feito. "Estou esperando que as demais secretarias me enviem um relatório com as necessidade arquitetônicas para saber quantas são, que tipo e levantar os custos", afirmou. "No caso da Secretaria de Educação, por exemplo, há escolas que já estão adequadas e outras não".