Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Após repercussão

OAB suspende inscrição de advogado londrinense condenado por estupro

Rafael Machado e Samara Rosenberger - Redação Bonde
11 mar 2016 às 12:53

Compartilhar notícia

- Divulgação/OAB Londrina
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em nota enviada à imprensa na manhã desta sexta-feira (11), a assessoria da OAB Paraná informou que o órgão determinou a suspensão cautelar da inscrição de Lucas Ferreira Ramalho, de 25 anos, que ganhou o direito de advogar após a inscrição feita durante uma cerimônia realizada na subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Londrina. O evento ocorreu na noite da última terça-feira (8) e teve grande repercussão nas redes sociais após matéria publicada em primeira mão pelo Portal Bonde na quinta-feira (10).

O principal motivo para a suspensão, segundo o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, foi a omissão da declaração de existência de processo criminal contra ele. "Quando o candidato faz o pedido, declara que não sofreu nenhuma condenação ou, se responde, declina para a OAB investigar", justificou em entrevista ao Portal Bonde. "Essa medida visa proteger todos os advogados, inclusive, o próprio nome da nossa profissão. Por isso somos tão rigorosos quanto aos critérios daqueles que podem ingressar na OAB".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O jovem já tinha sido condenado pela 3ª Vara Criminal de Londrina, em maio de 2014, a 12 anos e seis meses de prisão. A decisão emitida pelo juiz Juliano Nanúncio foi mantida em novembro de 2015 pela 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), mas com a redução da pena em 10 anos. A mesma sentença foi aplicada ao cúmplice Pedro Henrique de Oliveira, de 23 anos. Ele e Ramalho estão livres graças aos habeas corpus impetrados na Justiça. Porém, as condenações não foram informadas a OAB durante o andamento do processo de diplomação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Com 50 vagas

Funcart está com inscrições abertas para Curso Intensivo de Iniciação Teatral em Londrina

Imagem de destaque
Em manutenção

Rompimento de rede afeta abastecimento na região Leste de Londrina

Imagem de destaque
Máxima de 32°C

Quinta-feira será de tempo instável e com chuvas em Londrina e região

Imagem de destaque
Coro Cênico

Cena musical em Londrina: idosos são destaques no palco e na plateia


A partir de agora, o Conselho Pleno deve ratificar ou não a decisão da seção Paraná e, em caso positivo, o bacharel em Direito será intimado a apresentar ampla defesa. Feito isso, o processo será encaminhado ao Tribunal de Ética e Moral e Câmara de Seleção da OAB. "A nossa expectativa é que a gravidade seja mantida. Serão dois processos distintos: o Tribunal vai analisar se o jovem fez a inscrição com declaração falsa e a Câmara avaliará se ele preenchia os requisitos para ser advogado, tendo em vista a omissão", completou.

Publicidade


Na prática, o processo de Ramalho poderá ser excluído ou cancelado. Ambos, portanto, anulam o direito de advogar. "Futuramente, se ele for absolvido, poderá recorrer junto ao Conselho Federal pedindo a reabilitação, tendo em vista a recuperação de sua idoneidade moral", finalizou.


Relembre o crime


Lucas Ferreira Ramalho e Pedro Henrique de Oliveira respondem por um estupro cometido na madrugada de 24 de maio de 2012, após festa em uma casa noturna localizada na Gleba Palhano (zona sul). Durante o evento, Ramalho teria colocado uma substância sedativa na bebida de uma estudante de Direito. Mais tarde, ele a teria levado, com a ajuda do então estudante de Administração da UEL Pedro Henrique de Oliveira, a um motel da cidade - onde o estupro se consumou. Na manhã seguinte, a garota foi deixada em casa pela dupla.

Apesar de a garota ser maior de idade à época, Ramalho foi indiciado por estupro de vulnerável por ter utilizado uma substância sedativa para retirar a capacidade de reação da vítima. Foi considerado ainda o agravante de o condenado ter se valido de um cúmplice para executar o abuso.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo