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Palanque?

Petistas vêm a Londrina liberar verba para o BRT na próxima semana

Guilherme Batista - Redação Bonde
07 mar 2014 às 17:03

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Kireeff mostra detalhes do projeto do BRT à senadora Gleisi; imagem foi postada no Facebook da vereadora Lenir de Assis (PT) - Reprodução/Facebook
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A senadora Gleisi Hoffmann, pré-candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) ao Governo do Paraná, se reuniu com o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD), durante a tarde desta sexta-feira (7). O encontro foi realizado no gabinete do chefe do Executivo. Em pauta os projetos do Bus Rapid Transit (BRT), entregues à Caixa Econômica Federal pela prefeitura na última quarta-feira (5).

A atual administração precisa de R$ 126 milhões do Governo Federal para implantar o BRT em Londrina. Gleisi garantiu que o dinheiro vai ser liberado na próxima quinta-feira (13). A solenidade deve contar com a presença do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), e de lideranças petistas de Londrina e região.

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As informações são da rádio CBN Londrina.

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A senadora negou que a reunião de hoje com o prefeito Alexandre Kireeff faz parte dos eventos de sua campanha eleitoral. "Foi uma visita de trabalho", resumiu Gleisi.

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BRT


O sistema do BRT em Londrina vai ser baseado em dois grandes corredores. As linhas exclusivas para o transporte coletivo vão ligar as regiões norte e sul e leste e oeste. A primeira vai se utilizar do canteiro central da avenida Dez de Dezembro. A canaleta terá 13 quilômetros. Já a segunda linha, com 11 quilômetros de comprimento, será instalada na avenida Leste-Oeste.

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O Bus Rapid Transit também prevê a construção de dois grandes terminais de bairro e de 25 estações menores, para agilizar o embarque e desembarque de passageiros. A localização dos pontos está sendo definida pelo Ippul. "A base do projeto é a mesma, mas ainda estamos analisando onde as estações vão ficar", observou o diretor de Projetos do instituto.


O projeto prevê, ainda, a construção de sete viadutos ao longo dos 24 quilômetros dos dois corredores. O sistema do BRT pretende eliminar rotatórias e cruzamentos, justamente para agilizar o transporte coletivo.

O serviço vai precisar utilizar ônibus articulados e biarticulados. A prefeitura tem a intenção de atender quase 30 mil usuários diariamente com o BRT. A previsão é de que o sistema seja implantado na cidade a partir de 2015. O sistema é o principal projeto da gestão Alexandre Kireeff.


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