Londrina

Por motivos religiosos, vereador quer impedir concursos públicos da prefeitura aos sábados

18 abr 2017 às 09:53

Um projeto apresentado pelo vereador João Martins (PSL) na Câmara Municipal tem como objetivo proibir a realização de concursos públicos, testes seletivos e testes de aptidão física e outros "equivalentes" aos sábados para quem quiser ingressar como servidor municipal. A proposta ainda vai passar pela Comissão de Justiça, que deve se manifestar até o dia 12 de maio. A justificativa do parlamentar é de que "deve-se resguardar o direito à liberdade religiosa daqueles que reconhecem o sábado como dia sagrado".

Em entrevista ao Portal Bonde, João Martins informou que teve a ideia em desenvolver a matéria depois de ser contactado por jovens ligados à denominações adventistas, batistas do sétimo dia e judeus ortodoxos, vertentes religiosas que não desempenham atividades profissionais ou qualquer tipo de ocupação aos sábados. Na justificativa do projeto, o vereador argumentou que "não se pode levar o sabatista a escolher entre um direito ou sua religião".


Martins afirmou que não espera encontrar opiniões contrárias à uma futura tramitação na Câmara. "Eu respeito todas as religiões. Acredito que os sabatistas podem ter esse direito assegurado em Londrina", disse. Em Maringá (PR) e Vacária (RS), a proposta já é realidade. O Ministério da Educação também adaptou o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para jovens dessas denominações.

Conforme a portaria, os testes passarão a ser aplicados em dois domingos seguidos, e não mais aos sábados, como registrado até o ano passado. Anteriormente, os seguidores dessas linhas religiosas ficavam confinados em salas entre o horário de início de prova até o pôr-do-sol.


Continue lendo