A partir de 1º de setembro, a Prefeitura de Londrina terá expediente apenas das 12 às 18 horas. A medida, anunciada hoje (26), em entrevista coletiva pelo prefeito Homero Barbosa Neto (PDT), tem objetivo de reduzir custos com pagamento de horas-extras e aumentar a produtividade. A carga horária dos funcionários da prefeitura é de seis horas diárias.
"Hoje temos muito problemas com o excesso de horas-extras e algumas dificuldades porque alguns servidores trabalham pela manhã e outros, a tarde", disse ao Bonde o secretário de Gestão Pública, Marco Antonio Cito. "Estimamos uma economia de aproximadamente 20% em horas-extras, o que representa entre dois e três milhões anuais".
Marco Cito disse que no período da manhã apenas secretários e diretores – ocupantes de cargos em comissão – vão trabalhar. O prédio da Prefeitura, por exemplo, ficará fechado. "Acho que até será vantajoso para o contribuinte porque ele terá o horário do almoço para ir à prefeitura quando precisar e também todos os serviços vão estar funcionando. Hoje, alguns funcionam apenas meio período, de manhã ou à tarde".
Leia mais:
Folha de Londrina conquista segundo lugar no Prêmio Apre Florestas de Jornalismo
Núcleo empresarial de Londrina defende recursos para o Teatro Municipal
Abstenção recorde em Londrina levanta debate: "voto facultativo" ou desinteresse?
Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta segunda-feira
O secretário lembrou, no entanto, que os serviços essenciais continuam funcionando nos dois períodos, como postos de saúde, escolas, creches, o Procon, a agência de empregos Sine e a Acesf, por exemplo.