O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) entregou na quarta-feira (5) os anteprojetos executivos do Bus Rapid Transit (BRT) para a Caixa Econômica Federal. A instituição vai intermediar a negociação entre o município e o Ministério das Cidades, que ficará responsável por liberar os R$ 126 milhões necessários para a implantação do sistema inovador de transporte coletivo. O financiamento será feito através da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
Foram entregues também, segundo o Núcleo de Comunicação (N.Com) da prefeitura, os anteprojetos dos terminais e estações, além de aspectos gerais da sinalização viária e paisagismos das avenidas que irão receber o BRT. Com o envio dos projetos, o município espera receber a verba federal ainda este ano e abrir um processo de licitação para selecionar a empresa que ficará responsável pela implantação do sistema.
A prefeitura evitou revelar detalhes dos anteprojetos. Técnicos do Ippul disseram não ter autorização para passar informações à reportagem. Já o N.Com informou que a prefeitura pretende marcar uma solenidade para apresentar os projetos à sociedade. A data do evento ainda vai ser definida.
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Entenda o BRT
O sistema do BRT em Londrina vai ser baseado em dois grandes corredores. As linhas exclusivas para o transporte coletivo vão ligar as regiões norte e sul e leste e oeste. A primeira vai se utilizar do canteiro central da avenida Dez de Dezembro. A canaleta terá 13 quilômetros. Já a segunda linha, com 11 quilômetros de comprimento, será instalada na avenida Leste-Oeste.
O Bus Rapid Transit também prevê a construção de dois grandes terminais de bairro e de 25 estações menores, para agilizar o embarque e desembarque de passageiros. A localização dos pontos está sendo definida pelo Ippul. "A base do projeto é a mesma, mas ainda estamos analisando onde as estações vão ficar", observou o diretor de Projetos do instituto.
O projeto prevê, ainda, a construção de sete viadutos ao longo dos 24 quilômetros dos dois corredores. O sistema do BRT pretende eliminar rotatórias e cruzamentos, justamente para agilizar o transporte coletivo.
O serviço vai precisar utilizar ônibus articulados e biarticulados. A prefeitura tem a intenção de atender quase 30 mil usuários diariamente com o BRT. A previsão é de que o sistema seja implantado na cidade a partir de 2015.