A Prefeitura de Londrina assina nesta terça-feira (28) contrato com a empresa Serquip - Tratamento de Resíduos, que venceu a licitação e se responsabilizará pelo tratamento e destinação do lixo hospitalar na cidade.
O contrato atende a regulação do Ministério Público, que deu até o dia 31 de março para que a situação seja regularizada, e os estabelecimentos de saúde evitem jogar o lixo no aterro sanitário. A obrigatoriedade de tratar e dar o destino final aos próprios resíduos foi determinada por resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), e deveria ter entrado em vigor em junho de 2005.
Conforme o diretor de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Maurício Barros, o contrato com a Sequip estabelece que o município vai remunerar em R$ 1,80 o quilo de lixo recolhido nas 54 unidades básicas de saúde; Maternidade Municipal; Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate); Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Pronto Atendimento Municipal (PAM); Policlínica, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); Centrofarma e Sistema de Internação Domiciliar (SID). Por mês, o serviço municipal de saúde produz 4.715 quilos de resíduos, principalmente, os classificados nos grupos A (potencialmente infectante) e E (perfurocortante) e em menor escala, os do grupo B (resíduos químicos).
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Barros explicou que o primeiro destino do lixo recolhido será a Estação de Transbordo de Mandaguari. De lá, os resíduos serão encaminhados para uma unidade de tratamento da empresa, em Curitiba.
Informações da Prefeitura de Londrina