A diretora de Ações em Saúde (DAS) da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, Simone Gonçalves, diz que o Município já reconheceu a demanda na Zona Sul e que está estudando a colocação de plantonistas em pontos estratégicos da região, sem necessidade de construir novos postos. Um concurso público para contratação de médicos terá provas realizadas neste domingo.
''Já temos nove unidades na Zona Sul que trabalham com o Programa Saúde da Família (PSF), com assistência programática (consultas agendadas) e assistência à demanda espontânea. Com esse novo concurso, a região poderá ganhar mais médicos '', afirmou. Setenta candidatos se inscreveram para a disputa por 6 vagas. ''São destinados a toda a cidade, mas como existe essa demanda, eles devem dar um apoio maior na região sul.''
Para Simone, ainda falta ''educação em saúde'' para a população, que deveria se apropriar mais dos postos de bairros, em vez de buscar atendimento em hospitais e unidades maiores.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
Ela frisou que a UBS do Jardim União da Vitória já foi até premiada pela excelência de seu atendimento, mas admitiu que a distância em relação a vários bairros da Zona Sul é um fator inibidor. ''A unidade acaba atendendo mais o próprio União, a Zona Rural, o Jamile Dequech e o Itapoá. Mas não recusa atendimento a ninguém, faz 4 mil consultas de urgência por mês'', ressaltou.