A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu do Ministério da Saúde um prêmio de R$ 484.871,89, por ter atingido mais de 70% de cobertura da população pelo Programa Saúde da Família (PSF). O prêmio foi repassado pelo Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família (Proesf) do ministério, que visa a organização e o fortalecimento da atenção básica à saúde no país, em municípios com população superior a 100 mil habitantes.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Marlene Zucoli, o prêmio está sendo investido em novos equipamentos para as unidades básicas de saúde (UBS), na aquisição de veículos e na adequação estrutural da Centrofarma. "É uma forma de dividirmos o prêmio entre todos os profissionais que atuam na rede de saúde, já que o esforço deles é que consolidou a premiação, e os novos equipamentos vêm oferecer melhores condições de trabalho", afirmou Marlene.
De acordo com a secretária, como a premiação foi resultado do trabalho das equipes do PSF, todos os envolvidos participaram do planejamento para a compra dos materiais. Um dos exemplos é a Unidades de Saúde do Parque Alvorada (região oeste), que foi contemplada com equipamentos odontológicos, autoclave, aquecedores de ambiente, cadeiras giratórias e suporte para TV, entre outros materiais.
Leia mais:
Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina
Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina
Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3
Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira
Marlene Zucoli lembrou que como os novos equipamentos estão sendo disponibilizados nas unidades, toda a população também vai usufluir das melhorias, com as novas condições de atendimento. Nesta sexta-feira, pela manhã, durante a cerimônia de entrega de certificados aos facilitadores da saúde no Cine Com Tour, foi feita a entrega simbólica do prêmio a todos os servidores presentes.
A secretária de Saúde também ressaltou que apesar da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde ser quantitativa, é possível se fazer uma análise qualitativa dos serviços de saúde em Londrina após a implantação do PSF. "Os resultados são importantes tendo em vista que após a implantação do programa houve melhoria nos indicadores de saúde no município, como a diminuição de internações de crianças por diarréia ou problemas respiratórios", analisou.
Da Prefeitura de Londrina