No dia que o prefeito Marcelo Belinati (PP) e o secretário de Saúde, Felippe Machado, assinam a ordem de serviço para reforma do posto de saúde do jardim Piza, localizado na rua Veneza, região sul de Londrina, quem chegou para trabalhar deparou-se com uma triste realidade. Durante a madrugada desta sexta-feira (21), vândalos arrombaram a unidade básica e depredaram as portas dos consultórios.
A princípio, nada foi levado. Funcionários ouvidos pela reportagem relataram que, somente em agosto, foram três arrombamentos. Apesar do transtorno, o atendimento segue normalmente. A UBS atende das 7h às 19h. A Guarda Municipal foi chamada para o registro do boletim de ocorrência.
Nesta semana, o posto Clair Pava, situado na rua Senador Souza Naves, área central, também foi "visitado" por criminosos. Eles furtaram a fiação elétrica e deixaram servidores às escuras. As consultas foram feitas com auxílio de celulares e lanternas. A prefeitura reinstalou o sistema, mas a Copel recomendou que o cabeamento fosse substituído.
Felippe Machado afirmou que os estoques de insulina foram transferidos para outra unidade. Ele assegurou que também não houve perda de remédios.