O Núcleo Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) de Londrina voltou, semana passada, a vistoriar agências bancárias da cidade para verificar adequações e notificar possíveis irregularidades. De acordo com o coordenador do órgão, Flávio Henrique Caetano de Paula, as vistorias continuam nas próximas semanas, com o intuito de atingir a maioria das agências de Londrina.
Dentre as principais irregularidades detectadas pelo Procon nos bancos, destacam-se o excesso de tempo de espera em filas e problemas relativos aos banheiros destinados aos clientes como ausência de placas indicativas; de adaptações para pessoas com deficiência, ou até mesmo a inexistência de banheiros.
No caso da demora por atendimento, o consumidor deve estar atento às determinações que devem ser cumpridas pelos bancos. Em horários bancários conturbados, como em dias de pagamento e vésperas de feriados, o tempo limite de espera pode chegar a até 30 minutos; nos dias normais, o atendimento não deve ser aguardado por mais de 15 minutos.
Os bancos que apresentaram irregularidades foram notificados pelo Procon e devem realizar as adequações necessárias em um prazo máximo de 10 dias. Caso não se adaptem as exigências do órgão, as agências bancárias podem ser multadas.
Os clientes de bancos que desejarem notificar irregularidades ao Procon devem fazê-las pelo telefone 151, ou pessoalmente, na sede do órgão, que fica na rua Prefeito Hugo Cabral, nº 957, quase esquina com a rua Goiás (região central). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.