Londrina

Professores de creches filantrópicas de Londrina aceitam proposta de reajuste

21 abr 2018 às 11:34

Os professores dos CEI's (Centros de Educação Infantil) filantrópicos aceitaram a proposta de reajuste de 2,3% para este ano, com previsão de ganho real de 0,6%, e implantação na hora-atividade a partir de 2019. Com o acordo firmado em assembleia da categoria realizada neste sábado (21), na sede do Sinpro (sindicato dos professores da rede particular), a paralisação foi encerrada e aulas retomam normalmente na segunda-feira (23). A categoria havia paralisado as atividades na quinta-feira (19) e ameaçado entrar em greve.

"Não foi unanimidade. Uma parcela grande gostaria de continuar a mobilização", disse o presidente do Sinpro, André Cunha. Contudo, apesar de considerar um reajuste ruim para 2018, Cunha avaliou que a proposta para os próximos anos foi de bom tamanho. "Há o compromisso de implantação de hora-atividade para todos os professores de creches municipais a partir de 2019, com aumento de 2%, mais um ganho real de 3% ano que vem e 3% em 2020, além da correção da inflação", elencou.


Para a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Pascoal de Moraes o acordo já era esperado para evitar prejuízo ao atendimento. "Para nós foi um grande salto. Há uma valorização dos professores e o encerramento da paralisação é muito importante para não prejudicar o atendimento para essas crianças." Mais de 6 mil crianças ficaram sem aulas nos dois dias de paralisação.

Maria Tereza informou que a secretaria de planejamento irá calcular o impacto do reajuste. O repasse inicialmente R$ 26 milhões pro ano que vem. "Agora o planejamento terá que viabilizar essa medida, considerando o impacto de 5%."


Continue lendo