Quinze catadores de material reciclável, integrantes da Cooperativa da Central de Pesagens e Vendas (Cocepeve), fecharam na tarde desta segunda-feira (27) um trecho da Rodovia João Carlos Strass, que fica entre o jardim Belleville e o parque industrial José Belinati, na zona norte de Londrina.
Segundo informações da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, eles fecharam a via com lixo e alguns móveis e tacaram fogo no material para interromper o tráfego de veículos.
O tenente Rafael Heczel disse que a polícia encaminhou duas viaturas para o local, com a intenção de acompanhar o protesto e fazer o desvio da rodovia.
Leia mais:
Segunda-feira será de tempo instável, com chuvas em Londrina e na região
Festival Internacional de Inovação pretende mostrar Londrina e avanços tecnológicos
Londrina EC muda comissão técnica e contrata head comercial
Filmagem de "Assalto à Brasileira" atrai a atenção dos londrinenses
O protesto foi organizado por Elaine Cristina Marques, recicladora da Cocepeve que está indignada, já que, segundo ela, a CMTU parou de transportar, há um mês, os rejeitos gerados pelo trabalho da cooperativa. "Nós fazemos a coleta e separamos o material que dá para reciclar daquele que precisa ser recolhido pelo município, o chamado rejeito. O problema é que este material está ficando acumulado em frente aos barracões", explicou.
Elaine contou que já entrou em contato com a CMTU em diversas oportunidades, para comunicar o problema, mas até agora nada foi resolvido. A manifestação foi organizada para a tarde desta segunda-feira, depois que a recicladora chegou para trabalhar e viu o material todo espalhado pelo barracão. "O protesto também está sendo acompanhado por fiscais da companhia, que prometeram mandar um caminhão ainda nesta segunda-feira para recolher o rejeito. Estamos esperando", destacou a recicladora.
A CMTU informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que deve recolher o material até o final da noite desta segunda-feira. De acordo com as informações, o recolhimento já tinha sido agendado, mas para a manhã desta terça (28). Como houve a manifestação, o serviço será antecipado.