Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cortes

Reitor comunica possível fim da Orquestra da UEL

Loriane Comeli - Redação Bonde
11 fev 2010 às 22:23

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Wilmar Marçal, reuniu-se na manhã desta quinta (11) com os integrantes da Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel) para comunicar o imediato cumprimento da lei estadual 16.372, de 30 dezembro de 2009, que prevê a extinção de diversos cargos nas instituições de ensino superior estaduais do Paraná. Apenas na UEL, devem ser cortados 212 até 1º de abril, já que a lei estabeleceu prazo de 90 dias para as adequações.

O reitor afirmou ao Bonde nesta manhã que devem ser extintos os cargos de maestro, maestro adjunto e as funções gratificadas para 13 chefias de naipes (responsáveis pela conservação dos instrumentos musicais). "Fiz uma reunião com eles na manhã de hoje e expliquei a situação; a Universidade tem que cumprir a lei; teoricamente a orquestra deixará de existir até 1º de abril", afirmou, sem acrescentar outros detalhes. "Quem poderá explicar exatamente isso é a diretora da Casa de Cultura".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A diretora da Casa de Cultura, Janete El Haouli, no entanto, disse ter tido compreensão diferente da reunião desta manhã. "Nós questionamos o reitor sobre onde está escrito na lei que são esses os cargos que devem ser cortados". Ela também disse que o reitor anunciou a formação de uma comissão formada por seis professores e técnico-administrativos da UEL para analisar os impactos da lei. "Se é uma comissão de estudo, porque a decisão já está tomada?", questionou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sortuda!

Moradora de Londrina ganha R$ 100 mil no sorteio do Nota Paraná

Imagem de destaque
Plano Diretor

Ministério Público recomenda alterações no Parcelamento do Solo em Londrina

Imagem de destaque
Pediatria

Reforma de ala do Hospital do Câncer tem apoio de shopping de Londrina

Imagem de destaque
Incentivos de R$ 640 mensais

UEL seleciona bolsistas para o programa Estudante Empreendedor


Janete ressaltou que nada recebeu oficialmente sobre os cortes dos cargos e das funções gratificadas. "Então, o que tenho a dizer é que a orquestra continua a existir e que vamos buscar uma saída".

Publicidade


Segundo a diretora, mesmo sem os cargos de maestro e de adjunto e sem as funções gratificadas para os 13 naipes, a Orquestra poderia ser viabilizada. São 46 músicos concursados e uma solução seria fazer uma parceria com a iniciativa privada para pagar os maestros. "Esse corte causa sim prejuízos, mas não significa o fim dela".


Outros cortes


Wilmar Marçal disse que, além da Casa de Cultura, outros órgãos da UEL precisarão ser readequados para o cumprimento da lei, citando a Clínica Psicológica, a Assessoria de Relações Internacionais, a TV UEL e a Agência de Inovação Tecnológica.

O reitor disse que fica "triste e aborrecido" com a decisão, mas a universidade tem que cumprir a lei. "Ainda vamos tentar algumas negociações em Curitiba, mas, enquanto isso não ocorre temos que cumprir a lei aprovada por 21 deputados estaduais".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo